PREFEITURA DE PEDRA AZUL IMPLANTA CONTROLE PATRIMONIAL.


03/10/2017

A Prefeitura de Pedra Azul começou a implantação patrimonial do município em cumprimento a obrigatoriedade da Portaria STN 634/2013.

A Secretaria de Administração contratou serviços especializados em Gestão de Patrimônio Público para a implantação do controle dos bens patrimoniais do município, em consonância com as exigências do Tribunal de Contas da União e a Secretaria do Tesouro Nacional.

As atividades já começaram com levantamento inicial, os tipos de bens, quantos itens, quantos e quais são os locais, padronização de nomenclaturas, etiquetas patrimoniais (placas de bens patrimoniais), etc.

O trabalho consiste em inventário físico do imobilizado, emissão de relatórios de responsabilidade, conciliação com os registros contábeis, implantação de Normas e Procedimentos para a manutenção do controle físico e mensuração dos valores dos bens patrimoniais da Prefeitura: Inclusão (valor de aquisição), Procedimentos para contabilização das Baixas e Transferências, inventários rotativos (inventários anuais e/ou semestrais), dentre outras tarefas.

O município de Pedra Azul, atrasado nessa exigência da Secretaria do Tesouro Nacional, órgão normalizador das contas públicas nacionais, começa a sua parte, implantando os procedimentos que atenderão as exigências da lei.

“Para a implantação dos procedimentos relativos ao registro dos estoques, é recomendado que haja integração entre o sistema contábil do Ente Público e os sistemas de controle físico de seus estoques. Deste modo, o reflexo da movimentação física dos estoques será refletido tempestivamente na contabilidade. (Item 3.7.2 do Anexo à Portaria STN nº 548, de 24 de setembro de 2015.)”

O Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais – o PIPCP - é um passo para que a contabilidade se transforme num instrumento de gestão, que contribuirá sobremaneira para uma maior transparência e melhoria da qualidade do gasto público.

#TrabalhoeRespeitoaTodos


\"Compartilhar
Voltar à lista completa de Notícias

Prefeitura Pedra Azul

Prefeitura Pedra Azul

Prefeitura Pedra Azul

Prefeitura Pedra Azul

Prefeitura Pedra Azul

Prefeitura Pedra Azul