CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL 2021


25/10/2021



01- DA PROMOÇÃO E OBJETIVOS.

1.1- O campeonato municipal de futsal é uma promoção da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo.
1.2- Através do desenvolvimento deste campeonato procura-se incentivar os praticantes de futebol de salão promovendo o surgimento de novos valores no cenário desportivo municipal ou até mesmo estadual, trazendo mais uma opção de lazer para o município e praticantes unindo educação às práticas sadias que é o esporte.

02- DA ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO

2.1- - A competição de futsal CAMPEONATO MUNICIPAL obedecerá às regras oficiais da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), observando-se as adaptações deste Regulamento.
2.2 - As partidas terão a duração de 02 (dois) tempos de 25 (vinte e cinco) minutos corridos, sendo o último minuto de cada tempo devidamente cronometrado, com intervalo de até 10 (dez) minutos.
2.3 - Nos jogos serão utilizadas as bolas oficiais das categorias adultas, devidamente aprovadas pela equipe de arbitragem.
2.4- O controle da quantificação de cartões recebidos é de responsabilidade exclusiva das equipes e independe de comunicação oficial da Comissão Organizadora.
2.5 - À Comissão Executiva compete:
- Interpretar este regulamento e zelar pela sua perfeita execução;
- Elaborar, observar e fazer cumprir a tabela de jogos.
- Designar árbitros para os jogos, não sendo admitidas impugnações ou vetos aos indicados;
- Aprovar ou impugnar os resultados dos jogos, após exame das súmulas e respectivos relatórios;
- Determinar perda de pontos quando qualquer equipe tiver atleta sem condições de jogo;






03- DOS PARICIPANTES

3.1- Poderão participar deste campeonato somente atleta que seja residente atual neste município, e que esteja se sentindo apto para prática desse esporte.
3.2 - A idade mínima dos atletas para a participação no CAMPEONATO MUNICIPAL será de 14 (quatorze) anos completados no ano da competição. Sendo este com autorização escrita pelos pais e/ou responsáveis.
3.3- As equipes que participarem desta copa serão conhecedoras das regras da modalidade (Confederação Brasileira de Futebol de Salão) assim
submetendo, sem reserva alguma, a todas as consequências que dela emana.
04 – DOS DANOS E ACIDENTES
4.1 A Secretaria de Esporte bem como a prefeitura Municipal não se responsabilizarão de forma alguma pelos danos e acidentes deste certame na qual os participantes venham praticar nos jogos ou em trânsito para os referidos.
4.2 - A Secretaria de Esporte bem como a prefeitura Municipal não indenizará as equipes nas despesas deste campeonato ou em outras quando por qualquer motivo não se realizarem os jogos programados na tabela.
05 – DA SAÚDE
5.1 - A inclusão dos atletas pressupõe que os mesmos estejam gozando de perfeita saúde não tendo a Secretaria de Esporte bem como a Prefeitura Municipal a responsabilidade em qualquer fatalidade que venha ocorrer com nenhum atleta ou dirigente de qualquer equipe participante deste campeonato.
06- DAS INSCRIÇÕES
6.1 – As equipes interessadas em participar deste campeonato terão que realizar as suas inscrições junto à Secretaria de Esporte no período 01 a 10 de novembro do corrente.
6.2- As inscrições deverão ser feitas através de formulário próprio devidamente preenchido em digitação ou em letra de forma bem legível e assinado pelos atletas.
6.3- Depois que o atleta assinar a ficha de inscrição estará isentando à equipe organizadora de qualquer eventualidade que poderá vir a ocorrer em relação a sua saúde.
6.4- As inscrições deverão ser entregues até a data a ser estipulada pela comissão.
6.5- O atleta inscrito por uma equipe não poderá disputar por outra, mesmo que sua equipe tenha sido desclassificada.
6.6- Não será permitido em nenhuma hipótese que o atleta seja inscrito em duas ou mais equipes, se comprovado a sua assinatura esse mesmo atleta será eliminado da competição podendo a equipe substituir na ficha.
6.7- Não serão permitidas as mudanças de atletas na ficha de inscrição da equipe, a partir do momento da entrega da sua inscrição para o torneio.
6.8- Cada equipe poderá inscrever no máximo 14 (quatorze) atletas e as fichas não poderão ser completadas.
6.9 – Cada equipe poderá inscrever apenas dois (02) atletas da seleção de Pedra Azul inscrita no FOLHA REGIONAL 2019.ficando livres o atletas da posição de goleiro.
6.10- Caso houver alguma suspeita de inscrição irregular, cabe à comissão organizadora a apuração da tal, que se comprovada a equipe e o atleta envolvidos serão eliminados do campeonato.
6.11- Cada equipe deverá pagar obrigatoriamente uma taxa de inscrição no valor e na data a ser estipulada pela comissão organizadora.
6.12- A equipe que não quitar a taxa de inscrição no valor total e na data correta, a mesma será exclusa da competição.

07- DO SISTEMA DE DISPUTA

7.1- O sistema de disputa dependerá do número de equipes participantes e será definido entre as mesmas em um congresso técnico.

• 08- DOS JOGOS

8.1- Os jogos serão disputados de acordo com as regras oficiais em vigor, atualizadas pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão.
8.2- Cada equipe deverá se apresentar devidamente uniformizada para a realização da partida, com uma bola em condições de jogo.
• 8.3- Os jogos terão início no horário fixado na tabela, sendo admitida uma tolerância máxima de 30 minutos para o início dos jogos. Sendo encerrado o tempo é dada vitória à equipe que estiver uniformizada em quadra.
8.4 A equipe que não se apresentar pronta para jogar devidamente uniformizada após tolerância de 30 minutos, perderá por W x O.
8.5- A equipe que perder por W x O será eliminada da competição e todos os seus resultados serão desconsiderados.
8.6- A equipe mandante pertencerá sempre a que estiver colocada ao lado esquerda da tabela, cabendo a ela a troca de camisa, em caso de coincidência de cores.
8.7 - - Para que o atleta tenha condições de jogo, o técnico deverá listá-lo em súmula antes do início da partida, mesmo sem seu documento de identificação.
8.8- Durante o jogo além dos atletas reservas devidamente uniformizados, cada equipe poderá ter apenas dois (02) componentes da comissão técnica no banco de reservas registrados em súmula e todos deverão trajar calça ou bermuda, camisa e/ou sapatos ou tênis.
Caso ocorra alguma infração deste item durante o jogo, a comissão organizadora deverá tomar as providências necessárias e sem nenhum prejuízo para a equipe infratora.
8.9 - O membro da comissão técnica ou atleta, que tenha sido expulso da partida ou que esteja cumprindo penalidade disciplinar de suspensão automática, quando presente no local do jogo, deverá se posicionar na arquibancada, obrigatoriamente, do lado oposto do local onde se encontram os bancos de reservas das equipes.
8.10 - Quando uma equipe abandonar um jogo no curso de sua disputa, a mesma será desclassificada da competição e suspensa no ano seguinte, além dos resultados dos seus jogos serem desconsiderados na fase classificatória.
8.11- Somente em casos extraordinários e de força maior poderá ser transferida a realização de um jogo, competindo à comissão organizadora tomar tal resolução.
8.12- Quando um jogo não se realizar ou for interrompido por qualquer motivo e/ou for anulado, será fixada e comunicada uma nova data para sua realização pela comissão organizadora.
8.13- Somente erros de direito, que ocasione prejuízo real à equipe vencida, no tocante à alteração do placar, tempo útil de jogo, dará motivo à anulação do jogo, desde que esta anulação não beneficie o infrator.

09- DA CLASSIFICAÇÃO

9.1- Para efeito de classificação a contagem de pontos será:
-Vitória = 03 pontos
-Empate = 01 ponto
-Derrota = 00 ponto
9.2- Na 1ª fase as equipes se confrontarão em forma de rodízio dentro da chave.
Classificarão para a 2ª fase (semifinal) as equipes que ficarem em 1º e em 2º lugar nas suas respectivas chaves.
9.3- Classificarão para as semifinais as equipes vencedoras dos confrontos das quartas de finais.
9.4 – Classificarão para a final as equipes vencedoras dos confrontos das semifinais.

10-DA DISCIPLINA

10.1- Todas as infrações cometidas nesta Copa serão apreciadas e julgadas por uma comissão composta por 05(três) pessoas idôneas, escolhidas pela comissão executiva, que poderá aplicar as seguintes penalidades:
• - Advertência escrita;
- Perda dos pontos do jogo;
- Desclassificação;
- Suspensão por um ou mais jogos;
- Eliminação de equipes ou de atletas.
10.2- As decisões da comissão serão irrevogáveis e surtirão efeitos imediatos.
10.3-O atleta que acumular 02 (dois) cartões amarelos estará automaticamente suspenso por uma partida (seguinte);
10.4- O atleta que obtiver apenas 01(um) cartão amarelo na 2ª Fase classificatória, esse cartão será desconsiderado na fase semifinal para efeito de acúmulo.
10.5- O atleta, treinador ou massagista expulso, estará automaticamente suspenso por uma partida, independente das punições que poderão ser impostas pela comissão executiva.
10.6- O atleta que levar o segundo cartão amarelo e um vermelho na mesma partida, este, cumprirá 01(um) jogo de suspensão (seguintes).
8.6- No caso de expulsão por agressão física a qualquer pessoa envolvida ou não no evento, o infrator estará automaticamente eliminado do campeonato, independente das outras punições que lhe poderão ser impostas pela comissão executiva, e ficará impedido de se inscrever no próximo campeonato promovido pela mesma.
10.7- Os cartões não serão zerados de uma fase para outra. Salvo o artigo 10.4 deste regulamento.


11- DA PREMIAÇÃO

11.1- A comissão organizadora será responsável pela premiação, sendo realizada e organizada com a secretaria de esportes.
11.2- Serão conferidos troféus e medalhas para:
-Campeão (1troféu, medalhas para todos os atletas e comissão técnica + R$3.000,00)
- Vice-campeão (1troféu, medalhas para todos os atletas e comissão técnica + R$1.500,00)
- 3º Lugar (1troféu, medalhas para todos os atletas e comissão técnica + R$500,00)
- Artilheiro (1troféu)
- Defesa menos vazada (1troféu)
Obs.: serão avaliadas somente as defesas que estarão envolvidas nos jogos finais.
11.3- A cerimônia de entrega de medalhas e troféus ocorrerá imediatamente após a partida final desse torneio no mesmo local da sua realização, podendo ser adiada a qualquer momento sob a orientação da comissão organizadora.

12 – DA CERIMÔNIA DE ABERTURA
12.1 – Todas as equipes deverão está presentes com mínimo de cinco (05) atletas uniformizados para o desfile.
OBS: Os casos omissos neste regulamento serão julgados pela comissão organizadora.


Realização: Secretaria Municipal de Esporte e Turismo.
ADM.2021/2024


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